Reinações Múltiplas: Fanfictions?
ATENÇÃO: Este blog é pessoal e não profissional

Fanfictions?





"Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs". Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial do livro, filme, animes ou história em quadrinhos a que faz referência." by Wikipédia


Uma mocinha ingênua e imatura que descobre ser forte e capaz. Um mocinho bonito e valente que se apaixona pela mocinha. Uma mulher má que engravida do mocinho. Um momento de desespero e explicações.Um coração partido. Uma esperança em um novo amor para a mocinha. Um casamento infeliz para o mocinho. Um reencontro após longo tempo separados. Uma mentira descoberta. Um filho que não era o do mocinho. Uma chance de reencontro. Um amor recuperado. Um duelo entre os amantes da mocinha. Uma lágrima. Uma desistência. Um beijo. Um sorriso. Um final feliz. 

Seria uma Telenovela? Um folhetim? Um melodrama teatral? Uma rádio- novela? Uma fotonovela? Não exatamente. Trata-se de uma fanfiction, gênero eletrônico que surgiu no início do século XXI, a partir da explosão da Era digital, em que crianças, jovens e adultos dedicaram a seus ídolos – mangás, filmes, séries, bandas, artistas – criações “literárias” em que os idolatrados são as personagens principais e vivem histórias novas ou adaptadas, de acordo com a imaginação de seus fãs. Em um contexto geral, provavelmente, as fanfic’s tenham sido criadas com a intenção de criar uma extra realidade, onde as peripécias inexistentes nas vidas dos ídolos fossem possíveis, ou ainda, onde o enredo traçado pela imaginação do fã fosse possível, haja vista que em filmes, por exemplo, não seria habitual que cada fã criasse parte do roteiro. 

As fanfictions se aproximam muito dos roteiros de filmes, com certeza muitos dos autores são inspirados por cenas e ângulos determinados que são reproduzidos nas fictions, a depender da imaginação do autor. O que nos remete a liberdade que é escrever uma fanfiction. 


Confira o ensaio: Folhetins Digitais de 2010.





Se você gostou de um de meus trabalhos e pretende acompanhá-los, dê uma olhada nas histórias postasdas (em andamento e finalizadas).
Se alguma não abrir, é culpa do FFOBS (que pode estar fora do ar).