Reinações Múltiplas: PRO DIA NASCER FELIZ
ATENÇÃO: Este blog é pessoal e não profissional

PRO DIA NASCER FELIZ


Acabei de assistir a um documentário que mexeu muito comigo. A cada minuto que passava eu sentia mais uma lágrima escorrer e mais uma emoção atingir o meu ser.
Não costumo desprezar a filosofia e a ciência empregada na formação do caráter de um profissional, tão pouco costumo ignorar a ética que circunda o "ver e pensar com o coração", porque acredito que quando nos sentimos tocados - seja pela melodia de uma canção, pela palavra de um desconhecido ou por qualquer imagem em um telão - há uma parte de nós que é transformada.

Renovamos nossas emoções com teoria e, desse modo, nos sentimos mais fortes e guiados para agir. A ação, por si mesma, não existe sem nós. E o agir requer um agende e um objeto de ação.
Nesse sentido, pensar a sua atuação dentro de qualquer campo profissional, refletir os efeitos dela e ponderar os sucessos e insucessos requer: calma, paciência, carinho, tranquilidade e muito senso de compreensão.

Sendo assim, ao reunir-me com outros profissionais da educação, sentar frente a um telão e observar vídeos de cunho pedagógico, para em seguida comentá-los, é para mim uma atividade e um exercício de sabedoria e enriquecimento.
Discutir a prática pedagógica não é, muitas vezes, considerado uma atuação mediante o dia a dia escolar. No entanto, a exemplo de muitos alunos, há professores dispostos a sentar, ouvir, discutir, comproter-se... e é para esses que a discussão do saber torna-se primordial.

Pensei, ao decorrer da semana, em como foi deprimente ver colegas que não tinham compreensão dos assuntos tratados, que não tinham paciência em observá-los, que não tinham essência educacional, ou compromisso, como queiram.
Não pensar o seu objeto de trabalho é alienar-se daquilo que permeia o seu dia a dia.

Se você trabalha com determinado assunto ou determinado grupo social e não o pensa, então você não pensa em si mesmo.
O não pensar em si acarreta uma dolorosa existência, uma pesarosa existência, uma existência maquiada por objetos inanimados  de nulo valor.

Não valorizar a vida do seu aluno é desvalorizar a sua própria vida. Levo muito a sério o ensinamento de nosso grande sábio e Senhor, Jesus Cristo, quando ele diz que "Amar ao próximo como a ti mesmo" é um dos mandamentos primordiais de todo aquele que crê no cristianismo.
E o que seria amar ao próximo como a ti mesmo, senão empenhar-se em amar a si próprio antes de doar amor ao outro? O que seria amar ao próximo como a ti mesmo, senão desejar ao outro o mesmo amor que deseja para ti - e não menos ou mais amor, se tão somente o mesmo já é suficiente.

Observar a educação com amor não é deixar de reivindicar direitos trabalhistas, direitos de maiores benefícios, mas trabalhar pelo que se ama e com o que se ama, independente de.
Isso não quer dizer que os resultados sejam maiores e melhores, mas que a ação é sim maior e melhor, para si mesmo, para o próprio eu, para a evolução interna e para a disseminação do valor de amor.
Quanto educador, professor, profissional da educação, o ser humano torna-se exemplo e sua palavra é incorporada em uma ação que ultrapassa as fronteiras que unem ou dividem os saberes.

Há um saber maior que nos norteia e esse saber está na vida. Está em sentar e ter paciência de assistir a um vídeo, discuti-lo e pensar, em seu próprio mundo, como e quais informações lhe serão úteis.

Quando Gasparin demonstra o saber com o exemplo de uma árvore vista antes e após o conhecimento teórico, então ele consolida a ideia de sabedoria. O saber não está fora, mas dentro daquele que sabe.
O processo de saber pode ser dividido em três fases: quando olhamos o desconhecido e presumimos o conhecimento, quando nos demonstram os conhecimentos que não pressupomos e quando, ao ver novamente o objeto conhecido, unimos o que pressupomos com a novidade. Assim, o objeto valorado terá a simplicidade do olhar leigo, unido a complexidade do saber implícito.

O saber é implícito, pois o real conhecimento é simples. A complexidade é o processo de conhecimento, mas não é seu produto final.

O produto final, na sala de aula, junto ao aluno, junto as diferenças e as similaridades, é uma prática de amor e fé.
Amor que se multiplica em olhares, gestos, palavras.

Se o amor não é o maestro do ensino, então a melodia não será de fé, pois a fé é dependente do amor, tanto quanto o amor é dependente da fé.

Acreditar em nossos frutos, ou nos frutos de outras pessoas (visto que muitos profissionais remetem a educação para os pais de alunos e não se veem como multiplicadores educacionais, senão como transmissores do saber), é dar um voto de confiança... e outro, e outro, e outro, até que por fim os frutos possam multiplicar-se, semear, florecer e continuar o processo ao qual chamamos de vida.


No face:

Acabei de assistir "Pro dia nascer feliz", chorei igual uma condenada e estou mais convicta do quanto é importante ser professor e amar o que faz, independente de quaisquer situações problema. Não (apenas) por idealismos, mas por concretizações de possibilidades.

Na película, diversos pontos me chamaram a atenção, mas o antes e depois de uma das garotas que, ao sair do colégio por haver brigado com um grupo de meninas, tem seus planos de vida completamente transformados.
A garota, excelente aluna, foi ameaçada por um grupo e resolveu sair do colégio. Os professores diziam que ela ficasse, mas o medo e a pressão foram maiores. Ela não concluiu o EM nos anos que lhe cabiam, pois engravidou e voltou a estudar quando tinha 20 anos.

Eu imagino que a história seja recorrente e que muitos saiam do colégio por n motivos. Porém, no mesmo vídeo, aparece a história de um garoto que, igualmente, tinha problemas na escola. Porém, este aluno não era nem exemplar, nem aplicado. Ele frequentava o colégio para participar da percussão, namorar as garotas e não ficar na rua. Foi legitimamente empurrado para o ensino médio, recebendo uma oportunidade de continuar a estudar. No ano seguinte, reprovou. E aos 18 entrou no exército - sonho que ele nutria desde os problemas na oitava série.

A diferença entre os casos é muito simples de ser analisada. A permanência na escola e a relação com o meio escolar são, sim, capazes de mudar a vida de uma pessoa. De diferenciar alguém com e alguém sem oportunidades. Alguém com e alguém sem histórias de lutas, enfrentamentos e vitórias pessoais.
Nenhum aluno ou professor está livre de conflitos, pois o âmbito é social, porém, todos estão igualmente sujeitos a evolução e melhoria em práticas sociais. O que concerne a descobrir e respeitar os valores, sobre tudo a ética universal e a valorização do conhecimento.

Conhecer, nesse sentido, é ir além de livros e teorias, para tornar-se aplicação do objeto conhecido em prática social.
Pequenos gestos demonstram as maiores transformações que esse ambiente nos proporciona.