Reinações Múltiplas: Sobre educadores
ATENÇÃO: Este blog é pessoal e não profissional

Sobre educadores

Existem alguns motivos que me levam a dar aulas.
O primeiro são os alunos. Sempre tive saudades de ter alunos por perto quando trabalhava como escritora. Me importo com vidas e a minha melhor maneira de trabalhar com pessoas é assim. Alguns são médicos, alguns são recepcionistas, alguns trabalham como vendedores. Eu sou professora.
O segundo motivo é a Escola. O ambiente escolar, a comunidade escolar, todo aquele movimento e coisas acontecendo. Adoro poder entrar e sair de lugares, não ficar sentada o dia todo ou em um movimento, apenas. Gosto de aulas rápidas, intervalos, cafezinho, bom papo...
O terceiro motivo é o dinheiro. Eu me sinto muito bem recebendo por trabalhar em algo que eu me considero suficiente. Não a melhor, nem a pior. Suficiente. Então o dinheiro não vem fácil, nem é lá aquelas coisas, mas ruim também não é. Gosto de receber pelo que faço. Gosto de gastar. Então, é um bom motivo para trabalhar.
E é isso. São esses motivos: o que eu faço pelos outros, o que eu recebo do ambiente e o que eu faço para mim. Um triângulo que me faz bem.
Porém, junto desses fatores existem outros diversos, que vêm na contra-mão e fazem questão de bater a porta e tirar minha paciência. Um deles é o modo como o exterior reage ao ambiente escolar.

Hoje pontuei para mim mesma uma lista de atribuições que acredito serem essenciais para uma escola. A primeira é: a intelectualidade.

Um ambiente escolar não é um show de stand up, as pessoas não precisam ficar o tempo todo rindo de tudo ou encontrando graça em todas as coisas. Sejam elas quem forem.
Porém, parece que não tem como se relacionar com as pessoas sem um nariz de palhaço. E tocar em um assunto sério, discutir algo social, político, religioso, geográfico, natural... nada, nenhum assunto desse porte parece ser bem vindo. As pessoas acham chato e logo é necessário "quebrar o clima".
Mas, gente, o clima escolar e educacional não devia ser justamente para reflexões e ponderamentos sobre o universo? Qual o problema em ler e usar a leitura, de vez em quando? Qual o problema em estudar junto com o outro? Em parar uns minutinhos e dividir uma questão além do clichê? Em fazer uma pergunta para o colega de trabalho sobre a disciplina dele?
Não é teste, nem medição de intelectualidade... É apenas a maturidade de respeitar o ambiente escolar. Seja aluno, professor ou funcionário de qualquer esfera. Particularmente, colegas de profissão.
Parece tão fácil falar sobre celular, novela ou qualquer besteira "só pra variar". Mas a variação vira rotina. Tem vezes que sinto vontade de voltar para a faculdade e encontrar pessoas estudando. Voltar a estudar e abrir livros em trabalhos em equipe. Estudar junto. Conhecer junto. E o meu ambiente de trabalho, que deveria ter muitos desses momentos, não tem nada disso.
Fico muito decepcionada.