Reinações Múltiplas: Gorda
ATENÇÃO: Este blog é pessoal e não profissional

Gorda

Acho que uma das vezes em que fiquei mais ofendida foi quando ouvi um grupo de mulheres (brancas e magras) se referindo a outra mulher (branca e magra) como alguém que era engraçada por ter coragem de aparecer em um ambiente praiano vestindo biquini, porque a barriga dela tinha pneuzinhos.
Fiquei estática ouvindo e pensando o quanto eu e meu corpo parecemos uma aberração perto daquele. E de como eu seria tratada caso fosse o assunto.
Me senti um lixo. Como em outros momentos com comentários similares sobre "ser gorda", não direcionados a mim, mas ao "mundo das gordas".
Ouvi que "gorda" é o pior xingamento. Que se relacionar com gorda é a última opção. Que se não está bom "basta fechar a boca".
Comentários que são conhecidos na atualidade como gordofóbicos. Mas que são tratados como piada, porque ser gordo "é engraçado".
O corpo para essas pessoas é vitrine. Vale mais do que outros aspectos. Manter o corpo atrativo é um vício. Vender a imagem de "status sexual" e boa forma, indiferente a outros fatores.
Ser magro nâo é ruim. Ser gordo também não deveria ser. Por que impor um modelo de beleza? Mas é claro que isso existe. Oportunidades excelentes com pessoas por vezes jogadas no lixo graças a essa fobia.
Tudo bem fazer o que quer do corpo. Tudo bem ver beleza aonde tiver vontade. Mas não está bem apontar o outro como pior por ele não ser parte do comum.

Eu mesmo sou muito mais do que um corpo de mulher negra e gorda. E ofereço de mim para a vida muito mais. Por que EU precisaria provar por meio de um corpo magro minha dignidade quanto mulher? Eu sou a errada em ser gorda? Eu sou a anormal? Eu sou a menos? Essa é a minha natureza. Um cacto, uma azaleia, um girasol... cada um tem a sua natureza e serve para algo no mundo. Pra que ferir a existência alheia? Pra que querer converter o mundo em pessoas brancas, magras, de cabelo liso?

Eu sou uma mulher linda. Gorda. E linda.
Estrábica. E linda. Negra. E linda. Alta. E linda. Com cabelo crespo. E lindo. Sou bem diferente das mulheres que namoram os caras que eu namoraria, e sei que mais da metade deles não assumem mulheres como eu por vergonha da sociedade. Porque vontade eles têm!

Toda vez que você se encontra e busca legitimidade, alguém quer acabar com aquilo que te fortalece.
Que o escudo de ouro que me guarda mostre a essa gente amor próprio. E me livre das línguas afiadas da inveja.
Tarefa do ano: aprenda qual é o SEU tamanho, sem usar o irmãozinho como medida. Use o espelho de oxum.

Nenhum comentário: