A base educacional é um divisor de águas.
Eu espero poder levar o meu melhor o mais distante possível.
Não sei se me dá pena ou uma espécie de desconforto quando percebo colegas acomodados --'
Estou torcendo MUITO para meus antigos colegas que fizeram/fazem mestrado começarem LOGO a ministrar aulas para formação de professores.
Sério, eu confio demais em diversos deles.
Pretendo ficar com as pupilas adolescentes, que me fazem sentir em casa =), mas fico na torcida e com o máximo de pensamentos positivos pra quem está em processo de (re) aprimoramento..
Levando em conta que eu também estou em processo, claro.
Neste ano (e em todos) espero que, ao iniciar seus trabalhos, lembrem-se de si mesmos. Lembrem o que vocês sentiam, quanto alunos. E se não se consideram um bom exemplo de alunos em sua época de escola, então está aí mais um excelente motivo para que tenham mais tolerância com nossas pupilas.
Somos, antes de tudo, seres humanos em processo de evolução.
Sejam cautelosos, evitem problemas, discórdias, fofocas e atitudes anti-éticas.
EVITEM julgar atitudes como se fossem juízes, ponderem, compreendam, sejam mais passíveis de "olás" e "bons dia". Amem mais.
Amem a nossa profissão, amem os nossos alunos.
O conhecimento é uma dádiva do criador, aproveitem cada segundo, pois educar também é aprender.
Lembre-se de Jesus ensinando a seu povo. Lembre-se de Sócrates falando a seu povo. Lembre-se de seu ícone de conhecimento e reflita sobre a sua atuação. Os maiores ensinadores não cobravam por suas lições. Nós temos a missão mais linda que poderiam conceder e, ao mesmo tempo, recebemos por isso. Lute por melhorias SEM mal dizer o que lhe é dado.
Agradeça pelo que recebe. Agradeça a Deus pela oportunidade de levar, de uma só vez, caminhos para as vidas de MUITAS pessoas diferentes, de distintos atos, vivências... vidas.
Não discrimine. Somos todos iguais.
Comece por pequenos atos... Quando chegar um novo professor no meio do ano, não fale qual é a pior turma, o pior aluno... não dê os pêsames para ele por dar aulas em determinado horário ou região.
Ao invés disso diga "Seja bem-vindo! Esperamos que seu trabalho possa somar com as transformações que desejamos para esta comunidade/escola. Esperamos que seu trabalho seja reconhecido e você se sinta em casa".
Não há mal nenhum em ser gentil e acolhedor.
Ao invés de contar os dias para as férias, pense em como você vai realizar o seu trabalho a tempo de aproveitar os finais de semana sem corrigir provas. Não deixe a felicidade para depois. Para que esperar meses se você pode ser feliz todo dia?
Não se mate trabalhando, não pegue um milhão de horários se não vai dar conta.
Se o dinheiro é curto gaste menos! Você é professor, é estratégico, é capaz. Revise o seu cronograma antes e durante. Esforce-se.
Siga o seu coração e boa sorte neste ano.
Que pai Oxóssi lhe dê o conhecimento necessário para o trabalho e o lazer. Que mamãe Oxum lhe encha de amor, de nossos alunos, dos pais e da comunidade. E que a regência de Xangô possa equilibrar suas ações e sua vida, neste ano de Lei, Justiça, Equilíbrio e, como sempre, muito Amor.