ATENÇÃO: Este blog é pessoal e não profissional
Estar armado de Paz para enfrentar a Guerra.
Muitas vezes nos sentimos enfraquecidos e desestabilizados diante de situações do dia a dia, de nossa existência e que se relacionam direta ou indiretamente com nossas vidas.
O pensamento, nesse momento, é tomado por uma armadura e um escudo que repelem qualquer aproximação e não nos deixamos ser tocados por nada, pelo medo de sermos feridos.
Funciona como se tivessemos na memória uma imagem de dor e sofrimento que é ativada e que, no mesmo momento, nos fecha; para que evitemos sentir novamente qualquer vestígio de negatividades. Exatamente como uma criança que, ao colocar o dedo na tomada, sente a dor e não volta a se aproximar, temendo que ocorra novamente o mesmo choque.
Porém, ainda que os mecanismos de defesa sejam ativados em nosso mental, haverá o momento de trocar a nossa estratégia perante a Vida. Haverá o momento em que seremos cobrados por ela para que sejamos muito mais ativos e muito menos passivos. Assim como ela nos cobrará que lutemos com a cautela dos monjes e não com a brutalidade dos guerreiros. Haverá um tempo em que nossos pensamentos e gestos valerão mais do que as palavras proferidas ou qualquer sinal de espinhos.