Reinações Múltiplas: Ser ou não ser?
ATENÇÃO: Este blog é pessoal e não profissional

Ser ou não ser?

Acho que minha formação é inútil, no mercado de trabalho.
Eu me formei em uma graduação que é cômoda. Simplesmente para ter um empreguinho de professora. Não pensei no mercado e nas oportunidades no exterior, porque na época o exterior não era parte da minha intenção de vida.
De repente eu me vejo sem oportunidades de fazer NADA fora do Brasil, porque o que sei é muito pouco.
Não sei se eu tenho outras qualidades e habilidades, mas meu currículo deixa claro que o que sei fazer é ficar em pé na frente de uma classe de quarenta alunos com poucas ou razoáveis oportunidades.
E ainda assim, perto dos meus colegas profissionais, estou em desvantagem.

Fico pensando o que eu poderia fazer para mudar essa sorte. E não consigo ter muitas ideias.
Teria que mudar demais, para algo que eu não gosto... ou me especializar em algo que eu "não concordo". Defender teses que não são reais.

Aí eu penso: por que não a simplicidade?
E não sei lidar com isso, porque me parece que a simplicidade exige um desprendimento material que eu não tenho.


Estou em um belo impasse.