Os olhos azuis sorriam de maneira natural. Ele havia nascido com aquele brilho, intenso e selvagem. Quando os lábios se moviam em um sorriso, todo o rosto parecia transformar-se, chamando os lábios, os olhos e as mãos dela.
- É o seu sorriso.
Ele gargalhou e deixou de mirá-la, fez um gesto de descrença e voltou a fixar seus olhos.
- Está falando sério?
Lenah baixou a cabeça e sorriu, logo afirmou com um balançar de cabeça positivo e segurou a mão dele.
- Muito sério.
Foi uma reação calculada. Primeiro duvidou, depois se confundiu e logo considerou a possibilidade. Ela viu os olhos de Leo desmanchando-se, do sorriso para a preocupação. Logo Leonardo frangiu o cenho e balançou a cabeça em desaprovação. Afastou-se e pegou um cigarro. Acendeu e voltou a observá-la, enquanto fumava próximo a janela. A luz refletida em seu rosto, os olhos brilhando.
Lenah olhava-o fixamente, o rosto em uma expressão séria esperava uma resposta. Leo soltou uma vaporada de fumaça e se aproximou da mesa, abaixando-se para ficarem olhos nos olhos. Ele sentiu que aquele momento seria difícil e não pode acreditar que teria de ser tão duro com aquele olhar acolhedor e fraterno. De fato, ela falava sério.
- Lenah... - parou um instante admirando-a pela força e sentindo-se pequeno pelo ato - Querida. Escuta, não é tão fácil pra mim. Eu...
- Não precisa dizer nada.
Lenah livrou o amigo do sofrimento de dizer com todas as letras que eles não teriam nenhuma chance de estarem juntos. A garota levantou e ajudou-o a colocar-se de pé. Ela sairia e o deixaria pensando, mas Leo impediu que Lenah fosse. Leonardo tragou o cigarro algumas vezes mais, segurando o braço dela, foi um longo tempo para o coração de Lenah.
- Faz quanto tempo? - ela tirou o cigarro das mãos do homem loiro, apagou o Mallboro em um cinzeiro que estava sobre a mesa e tratou de beijar os dedos que antes o ceguravam. Os olhos agora buscavam respostas, afoitos, apreensívos. Leo não entendia, ou preferia evitar entender.
- Amo você.
Foi o que ela disse antes de sair pela porta dos fundos.