Reinações Múltiplas: Sobre ações de cidadania
ATENÇÃO: Este blog é pessoal e não profissional

Sobre ações de cidadania

Me emocionei hoje enquanto assitia a um filme com JLo, Antonio Banderas e Sonia Braga. Um excelente filme que passa na cidade de Juárez, no norte do México.
Eu me emociono tanto quando o assunto são os meus irmãos desolados socialmente. Me dói tanto quando existe a injustiça com esses pequeninos e como ocorrem as relações de poder, principalmente governamentais, com relação a eles.
Depois assisti ao primeiro ep de Conexões Urbanas e fiquei chorando feito boba, pensando na vida de presidiários e de pessoas de boa índole que são pobres.
Gosto tanto de me enfiar nesse mundo de ruas estreitas, gente fedida, muros pixados, cheiro de lixo, casas com tijolo a vista... é tudo tão poético pra mim. A melancolia dessa vida me apaixona.
Eu olho para essas pessoas com tanto amor, sobretudo porque me parece que eles não têm ideia de como são incrivelmente abençoados por terem uma vida repleta de possibilidades de viver sem o luxo, mas com a força do amor. Com a força da união dos chamados pequenos. Amo tanto eles porque me parece que não reconhecem o amor e que não o contemplam de frente.
Se apaixonam, isso sim. Se apaixonam entre si, pela arte, pelo dinheiro, pelas drogas, pelo que é ilícito e pelo que é fácil. Se apaixonam pelas oportunidades e pela resistência. São tão apaixonados e querem com tanta vontade que isso me inspira carinho.
Eu amo ver as cores nessas casas. Amo sentir o aroma de comida gostosa, quando a casa tem comida. Amo ver as crianças, mesmo que não se vejam rostos de inocência. Amo ver o rosto dessas crianças onde há traços que demonstram que elas não tiveram, nem de longe, uma vida de criança. Amo elas, não o fato de não terem vivido como crianças.

Eu fico tão emotiva com isso e querendo trazer todos para casa.
Então choro, por não ser uma Martin Lutherking, nem uma Nelson Mandala.
Choro porque não tenho todo esse poder de mudança. Choro porque queria um cargo bem grande e suficientemente amedrontador, para combater as injustiças... mas não sou uma heroína. Não existe uma Mulher Maravilha na vida real.
Só posso ser eu mesma.

Professora de classe média, umbandista feliz e realizada. Mulher que vive suas conquistas passo a passo e pouco a pouco.
Como eu poderia fazer a diferença? Pensei...

E tive ideias relacionadas a presídios, trabalhos com detentos de regime fechado. Condenados. Pessoas com histórias traçadas e marcadas. Gente fora da lei que se assume como tal e que vive com a cara a tapa. Assassinos, ladrões, traficantes, estupradores. Gente.

Não sei como é que meu pensamento chega lá e ainda consegue transbordar amor...
Perguntei para um Malandro na gira que tivemos há algumas semanas... e ele, de modo bem simples me disse que não havia nada de errado em amar aos nossos irmãos, filhos do Divino Criador.
Creio que é porque, independente de amor ou desamor, esses seres terão suas dívidas cobradas.
E, mais, não cabe a mim julgá-los.
O que eu devo e posso é amá-los. Querer o melhor para eles.
Não só para eles, mas para eles também e principalmente.

Eu tenho uma ideia de vida que me leva a crer que quem necessita de remédio e ataduras são pessoas doentes. Os que estão bem precisam de prevenção, vacina, cuidados para que não ocorra a doença...
E isso procede de modo social.
Nossos enfermos sociais, que são estão atrás das grades ou não, precisam de cura. Precisam de muito amor. Amor em uma dose gigantesca, justamente para se recuperarem de suas enfermidades psicológicas.
Os que possuem uma condição diferente, uma moral, postura e verdade diferente da desses marginalizados precisa de amor, também. Porém, de outro modo. Um amor como vacina, injetado na veia e aplicado de modo rápido por todo o corpo, para potencializar a vida... e não para revitalizar, como ocorre com o primeiro caso.


Difícil de explicar.

Mas sei que amo essas pessoas, em especial os que se relacionam com o tráfico e a vida que é absolutamente vazia... seja por pura busca de dinheiro, por vislumbre ou o que for.
Quero que essas pessoas sintam o amor de Oxum. Que chorem muito, lavando a alma inteira. Que estejam conscientes e absolutamente felizes em serem seres amados pelo Divino e pela vida.


Se tivemos a oportunidade de vir para cá, é para sermos MELHORES. Portanto, espero que TODOS possam ser melhores.